Você está pensando em engravidar?



Você está pensando em engravidar?
 
Se você quer engravidar seguem algumas dicas para curtir este momento mágico a dois.
 
Consulte um Ginecologista
 
A primeira atitude a tomar é marcar uma visita ao ginecologista, pois só o médico poderá te ajudar. Ele(a) irá indicar uma série de exames que o casal precisará fazer. Para o casal, o médico precisará avaliar hemograma completo, tipagem sanguínea, glicemia, sorologia para hepatites, sífilis, HIV, rubéola e toxoplasmose. Para a mulher, as taxas hormonais (estrogênio, FSH, LH, prolactina) no terceiro dia do ciclo, o papanicolau, o ultra-som para diagnosticar possíveis má formações dos órgãos reprodutivos e a histerossalpingografia (radiografia do útero e das trompas). É aconselhável também que o homem se submeta a um espermograma para checar a saúde dos seus espermatozóides. 
 
Consulte um Dentista
 
Durante a gestação, em conseqüência das alterações hormonais, é normal a mulher ter alguns problemas nos dentes e gengivas. Desta forma, a visita ao dentista pode evitar desconfortos mais sérios durante a gestação.
 
Tome ácido fólico
 
Antes mesmo das tentativas iniciarem, é importante que a mulher comece a tomar um suplemento vitamínio - o ácido fólico. Ele atua nas primeiras semanas da gestação e inibe a má formação do tuboneural do feto, diminuindo as chances de se ter um bebê com problemas.
 
Outras vitaminas também são importantes neste momento, como as vitaminas do complexo B, as vitaminas C e D, o ferro e o zinco.
 
Pare de fumar e não beba bebidas alcoólicas
 
Este é um bom momento para parar de fumar. O fumo é expressamente proibido durante a gestação, bem como a utilização de drogas recreativas. Quanto às bebidas alcólicas permita-se apenas o gole roubado do copo do seu marido.
 
Em dia com a balança
 
Estudos apontam que aproximadamente 10% dos casos de infertilidade estão ligados ao excesso de peso ou à falta dele. Assim, adote hábitos alimentares saudáveis, como a ingestão de fibras e alimentos integrais, consuma pelo menos 2 litros de água por dia. Inclua em sua dieta legumes, vegetais, sementes, proteínas magras e iogurtes. Evite o consumo de açucar refinado e refrigerantes.
 
Exercite-se
 
A prática esportiva de baixo impacto é recomendável nesta fase. Exercícios como caminhada, natação, hidroginástica, yoga e alongamentos são permitidos.
 
Pesquise o histórico de sua família
 
Este é o momento de pesquisar um pouco o histórico de sua família, saber se existe alguma doença hereditária, ou seja, algum problema genético ou cromossômico, tais como síndrome de Down, anemia falciforme, talassemia, fibrose cística, doença de Tay-Sachs, hemofilia e outros.
 
Caso descobra algum destes problemas, o seu ginecologista poderá te aconselhar sobre exames de mapeamento genético para avaliar os riscos.
 
É importante lembrar que os casais férteis tem 20% de chances de engravidar a cada mês. Desta forma, é considerado normal os casais levarem até um ano para engravidar. Se vocês já estão tentando há mais de ano ou se a idade da mulher for maior do que 35 anos, o ideal é procurar um profissional em reprodução assistida para auxiliar o casal.

Nome Completo

E-mail

Palavra-Chave

As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.



Dr. Renato Kalil

Diretor Clínico

CRM-SP 62703