Uso da camisinha durante a gravidez previne DST's



As grávidas também precisam usar camisinha durante os nove meses de gestação. É o que comprova um estudo feito pelo Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde. Ao todo foram analisadas 3.303 gestantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza e Goiânia. Realizada entre 2004 e 2005, a pesquisa reuniu grávidas com até 29 anos e parceiros estáveis e mostrou que 42% delas apresentaram algum tipo de DST. 

Os resultados mostraram, ainda, que 49% das grávidas nunca usam preservativo com o parceiro fixo. E cerca de 17% teve mais de um parceiro sexual nos 12 meses anteriores. O objetivo do estudo foi mostrar quantas mulheres têm doenças sexuais e não sabem. Muitas pacientes ficam espantadas quando são examinadas e descobrem que adquiriram DST na gravidez. A maioria acha que está protegida pelo bebê.

Os problemas mais encontrados nas gestantes que participaram da pesquisa foram aclamídia - infecção que pode danificar o aparelho reprodutivo da mulher - e a sífilis - que é transmitida através do contato direto com a ferida. A mulher pode tratar qualquer DST mesmo na gravidez. É preciso cuidar para não afetar a criança. Se o problema avançar, a mulher pode ter um parto prematuro, abortar ou o bebê nascer com a doença.

Nome Completo

E-mail

Palavra-Chave

As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.



Dr. Renato Kalil

Diretor Clínico

CRM-SP 62703