Dicas para aliviar a dor nas costas durante a gestação



De 50% a 75% das mulheres sentem dores nas costas, especialmente na região lombar, em algum momento da gravidez. A razão é simples: o aumento de peso e, em conseqüência, a modificação da postura, com a mudança do centro de gravidade para a frente do corpo. 

Existe também a hipótese de os hormônios atuarem nas articulações, relaxando os ligamentos e causando maior sobrecarga na coluna. Além desses fatores, o crescimento dos seios também pode alterar a postura da gestante.

Para amenizar as incômodas dores nas costas, é recomendável:

1. Corrigir a postura;

2. Massagens amenizam os sintomas;

3. Sempre que possível, mudar de posição, seja deitada, seja sentada;

4. Usar sutiãs de alças largas, para manter os seios firmes, e sapatos confortáveis, pois os de salto alto e fino são prejudiciais para a coluna;

5. Realizar exercícios físicos, desde que liberados pelo seu obstetra, pois estes fortalecem a musculatura. O  ideal é que a mulher se prepare antes de engravidar. Os grupos musculares que mais protegem a coluna são os abdominais, mas os das costas e da parte posterior das coxas também devem ser trabalhados;

6. Evitar ganhar engordar muito, pois  o ganho de peso excessivo agrava a situação;

7. Cuidado ao se abaixar para pegar um objeto: mantenha a coluna reta e use a força dos joelhos e das pernas.

Nome Completo

E-mail

Palavra-Chave

As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.



Dr. Renato Kalil

Diretor Clínico

CRM-SP 62703