Como dormir melhor durante a gravidez?



Há uma mudança normal na rotina do sono durante a gravidez. Um estudo realizado na Universidade de Paris, na França, revela que a queda na qualidade do sono de muitas mulheres grávidas ocorre devido às mudanças hormonais e ao aumento da barriga, principalmente no fim da gestação.

Para a pesquisa, os estudiosos reuniram gestantes entre 15 e 39 anos, durante quatro semanas, para responder a um questionário diariamente sobre a quantidade e a qualidade do sono durante cada noite. Os resultados apontaram que o primeiro trimestre, mesmo com a redução do tempo de sono, ainda é o mais tranqüilo. As grávidas com três meses dormiam em torno de 13 minutos mais rápido do que as mulheres que estavam no terceiro trimestre. Normalmente, a qualidade do sono pode cair de 8 horas para 4 horas até o fim da gravidez.

No primeiro trimestre da gravidez, a alteração hormonal aumenta cerca de 50% do volume do sangue no corpo da mulher. Isso gera um esforço maior para bombear o coração, levando embora boas horas de sono. A situação, porém, não é regra. Há mulheres que sentem mais sono no primeiro trimestre, porque há um aumento do progesterona, hormônio responsável pela sonolência. Já, no segundo trimestre, o sono tende a se regularizar porque os hormônios se estabilizam, e nos últimos três meses o que atrapalha o descanso é a falta de posição para dormir.

Dicas para dormir melhor durante a gestação:

1. Comer algo leve antes de dormir, em pequena quantidade, como um copo de leite e uma bolacha. Assim, evita-se acordar com fome no meio da noite;

2. Usar roupas largas e confortáveis. Uma boa dica é dormir sem calcinha. Grávida tem excesso de secreção vaginal e a medida evita infecções;

3. Procurar dormir oito horas por noite. Faz bem à saúde. E, depois que o bebê nascer, vai ser mais difícil descansar;

4. O ideal é dormir de lado. Prefira o esquerdo, porque nessa posição você não comprime a veia cava e não prejudica a circulação. Há grávidas que não sentem nenhum incômodo de barriga para cima. Nesse caso, tudo bem. No entanto, a posição não é aconselhável para gestantes com hipertensão (pressão alta) ou hipotensão (pressão baixa);

5. Diminuir o ritmo de suas atividades no começo da noite, assim, a gestante estará mais tranqüila ao deitar;

6. Massagens, exceto na barriga, alongamentos e hidroginástica ajudam a relaxar;

7. Café e chocolate não devem ser ingeridos à noite;

8. Não comer alimentos gordurosos ou picantes no jantar para evitar acidez estomacal;

9. Prefira dormir em um ambiente escuro e sem barulho. Se tiver televisão no quarto, desligue-a antes de deitar;

10. Quatro travesseiros fazem diferença. A grávida deve colocar dois travesseiros na cabeça, um ao lado da barriga e outro entre os joelhos;

11. Repousar após as refeições é o ideal. No trabalho não dá para fazer isso, mas procure uma cadeira confortável e leia um pouco antes de retomar suas atividades;

12. Um banho quente antes de dormir também ajuda a relaxar.

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Dr. Renato Kalil

Diretor Clínico

CRM-SP 62703