Mamães em ótima forma



Cinco mulheres bonitas e famosas que acabaram de ter filho falam das mudanças do corpo depois da gestação e dão a receita de como recuperar as medidas, sem descuidar de saúde e vaidade

Elas acabaram de ter filho e estão de bem com o espelho. Para algumas, a volta à boa forma é dádiva da genética, como a modelo Marina Sanvicente, que se prepara para posar de biquíni 40 dias depois do nascimento da primeira filha. Para a maioria, contudo, as formas mais arredondadas esculpidas durante a gravidez levam mais tempo para assumir os contornos originais. 

A atriz Susana Werner levou oito meses para ter de volta o corpo escultural. Há dois meses, parou de reclamar das gordurinhas, encarou com seriedade os exercícios físicos e iniciou uma dieta saudável. Já perdeu 16 dos 18 quilos ganhos na gravidez. 

Franciely Freduzeski foi mais rápida. Disciplinada, em quatro meses de muita malhação causa espanto pelas formas longilíneas. 

Carla Camurati festejou quando, dois meses depois do nascimento de Antônio, conseguiu entrar novamente nos antigos jeans. 

A mesma euforia contagiou a apresentadora Lorena Calábria, que voltou ao manequim 38 um mês e meio depois de ter gêmeas. Ela engordou 15 quilos na gravidez, mas encarou as transformações no próprio corpo com tranqüilidade. "O melhor presente que você pode ter é gerar uma criança. O seu corpo tem que se moldar para isso", ressalta Lorena. 

"Se ficar mole, flácida, conserta-se." É também o que pensa a personal trainer Clóe Celentano, que desenvolve um trabalho voltado para gestantes e mães. "Depois da gravidez, cada mulher retoma o condicionamento físico no seu próprio tempo. Por isso, ninguém deve se desgastar quando está vivendo um momento tão importante quanto a maternidade." 

Dicas - Pesos e medidas 

NA BALANÇA 

Recomenda-se ganho de peso total de 9 a 13,6 quilos durante a gestação. A gestante não deve pensar que pode comer por dois porque ocorre a queda de seu metabolismo. Depois do parto aconselha-se não abusar de gorduras para não aumentar o teor gorduroso do leite. 

CELULITE 
A celulite localizada que aparece na gravidez tende a sumir com a perda de peso. É aconselhável fazer sessões de drenagem linfática durante a gestação e depois do parto associá-la a outros tratamentos, como endermologia e/ou mesoterapia. A partir do fim da amamentação a mulher pode fazer aplicação de enzimas, se necessário.

FLACIDEZ 
A mulher que não pára de se exercitar durante a gravidez tonifica mais rápido os músculos depois do parto. Exercícios indicados: ioga, pilates e hidroginástica.

* Por Renato Kalil, ginecologista e obstetra membro da American Academy of Family Physicians e Celso Cukier, nutrólogo, ambos da Maternidade São Luiz


FONTE: REVISTA ISTO É GENTE


Nome Completo

E-mail

Palavra-Chave

As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.



Dr. Renato Kalil

Diretor Clínico

CRM-SP 62703