Hormônios e trombose



HORMÔNIOS E TROMBOSE 

"Tenho 30 anos e, aos 25, tive uma trombose venosa profunda. Detectei que é genético e que posso vir a ter outra. Com isso, não posso tomar anticoncepcional devido ao hormônio. Gostaria de saber se há algum anticoncepcional sem hormônio ou se existe outra forma de evitar a gravidez que não a camisinha." 

Simone, Orlândia/SP 

O ginecologista Renato Kalil, do hospital São Luiz, de São Paulo, confirma que os anticoncepcionais com hormônios, principalmente os que combinam estrógeno e progesterona, aumentam o risco de trombose em quem já possui propensão ao problema. Segundo ele, os que são apenas à base de progesterona -sobretudo algumas progesteronas atuais que têm menor efeito trombogênico- podem ser menos nocivos. Kalil diz que os anticoncepcionais transdérmicos -adesivos ou implantes subcutâneos à base só de progesterona- são considerados mais seguros para essas pacientes. Outra opção é o DIU (dispositivo intra-uterino) só com progesterona, que tem baixa dosagem do hormônio. Há ainda um DIU de cobre sem hormônios. "Mas é preciso tomar cuidado, já que ele pode causar mais sangramento na menstruação e estimular os fatores trombogênicos", adverte. Qualquer que seja a escolha, Kalil diz que é preciso ter acompanhamento constante de um cirurgião vascular. "Essa paciente nunca vai poder descansar do controle", diz. 

FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO


Nome Completo

E-mail

Palavra-Chave

As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.



Dr. Renato Kalil

Diretor Clínico

CRM-SP 62703