Cirurgia robótica minimamente invasiva



Atualmente, os avanços na tecnologia permitem a realização de cirurgias através de robôs, são cirurgias minimamente invasivas que dão aos pacientes e aos médicos vantagens significativas sobre as cirurgias convencionais.

A Cirurgia Robótica Minimamente Invasiva, já está disponível para o tratamento de diversas patologias e, principalmente, para uso ginecológico.

O alto nível de segurança do procedimento e a precisão garantida pelo robô geram grandes benefícios aos pacientes, como:

  • Menor tempo cirúrgico
  • Cortes menores e menor sangramento
  • Menor tempo de internação
  • Diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas
  • Rápida recuperação no período pós-operatório

Já para os médicos, o sistema robótico oferece a visão tridimensional do campo operatório, filtro de tremor, instrumentos articulados que proporcionam maior amplitude de movimentos e melhor ergonomia durante o procedimento. Com isso, o médico visualiza as estruturas em grande detalhe, que por meio do procedimento tradicional ou mesmo laparoscópico não seria possível.

As cirurgias robóticas minimamente invasivas trazem amplas vantagens no campo da ginecologia, como no tratamento de doenças do útero, ovários e trompas. A utilização do robô torna o procedimento mais seguro e a realização de suturas (pontos) cirúrgicas mais precisas, principalmente quando falamos dos órgãos reprodutivos, tão importantes para a mulher.

O procedimento também é indicado quando existem doenças como a endometriose  (profunda), que causa aderências internas em órgãos intestinais e ginecológicos. Nestes casos a precisão é fundamental para que não ocorram lesões em órgãos aderidos entre si e menor comprometimento de outros tecidos.

O procedimento está em crescimento no Brasil. O Dr. Renato Kalil realiza as cirurgias no Hospital Albert Einstein que disponibiliza o Da Vinci Surgical System como modalidade cirúrgica minimamente invasiva para Urologia, Gastrocirurgia, Ginecologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Torácica.
 


Nome Completo

E-mail

Palavra-Chave

As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.



Dr. Renato Kalil

Diretor Clínico

CRM-SP 62703